Um levantamento recente da OLX
indicou que 64% dos brasileiros já consideram comprar um carro 100% elétrico, apesar das barreiras que automóveis movidos a baterias enfrentam no país.
A pesquisa ouviu 600 pessoas de todas as regiões do Brasil e de diversas classes sociais, além dos que desejam um modelo elétrico, 28% dos entrevistados afirmaram que comprariam um automóvel híbrido. O índice de rejeição dos modelos 100% elétricos foi apenas de 8%.
Os entrevistados ainda acreditam que os carros elétricos são o segundo meio de transporte mais sustentável, perdendo apenas para as bicicletas.
Dos entrevistados que já possuem um carro, 70% têm interesse em trocar o modelo por um carro elétrico, enquanto 26% gostariam de fazer a substituição por um híbrido, sendo que 10% dos entrevistados já possuíam um modelo elétrico na garagem.
Entre as barreiras para aquisição de um carro elétrico
, 26% apontaram que o alto preço dos modelos é o motivo que impede a compra
, 6% duvidam do custo-benefício desses modelos, e 2% possuem desconfiança sobre a pouca rede de recarga disponível no país
.
Entre a faixa etária, a geração Z (18%) - nascidos entre 1990 e 2010 - é a que mais está propícia a comprar os carros elétricos, seguido dos Baby Boomers, nascidos entre 1945 e 1964, quando 7% dos entrevistados nessa faixa etária afirmaram que gostariam de comprar um carro elétrico.